Na adolescência ocorrem diversas transformações físicas, psicológicas, afetivas, sociais e hormonais, nessa fase o crescimento é acelerado e o desenvolvimento é constante associado a má postura, horas de uso de computadores e celulares, excesso de peso no material escolar e sedentarismo podem favorecer o aparecimento de desvios posturais.
Os adolescentes precisam ter acompanhamento profissional para praticarem exercícios corretamente e o método Pilates pode trazer inúmeros benefícios aos praticantes.
As alterações posturais são consideradas um problema de saúde pública. Principalmente aquelas que atingem a coluna vertebral, pois podem ser um fator de predisposição às condições degenerativas da coluna vertebral do adulto.
A prática regular de Pilates traz inúmeros benefícios, como:
Melhora da Consciência Corporal;
Melhora da Concentração;
Aumenta a Coordenação Motora;
Aumento da Força e Flexibilidade;
Auxilia no Controle de Peso;
Eleva a Autoestima;
Melhora da Coordenação e Equilíbrio;
Melhora da postura.
O Pilates é um recurso maravilhoso para problemas posturais de crianças e adolescentes, como por exemplo, para escoliose, hipercifose e fraqueza muscular.
O Método Pilates corrige desequilíbrios e padrões neuromusculares e pode ajudar a restaurar toda a amplitude de movimento, força e controle.
Ao contrário de alguns programas que se concentram apenas em força ou resistência, os exercícios de Pilates também desenvolvem flexibilidade, alinhamento e coordenação. Desenvolvendo em cada aula, um programa individualizado e especifico para cada aluno.
Conhece algum adolescente que esteja precisando de todos esses benefícios? Vem praticar Pilates com a gente!
Fernanda Berlatto
Fisioterapeuta
Comments