Muitos exercícios realizados durante a fisioterapia são extremamente úteis em fazer o corpo mais apto e ágil.
O grande propósito do tratamento fisioterapêutico é oferecer qualidade de vida às pessoas, por meio da prevenção e reabilitação física. Além do tratamento convencional, a fisioterapia faz parte da valorização da prevenção e promoção da saúde como um todo, servindo como veículo para uma série de cuidados.
Existem muitas técnicas que podem ser utilizadas para a intervenção fisioterapêutica, como exercícios, agentes físicos e os mais variados aparelhos. Porém, o grande diferencial da intervenção do fisioterapeuta em seu paciente é uma boa e minuciosa avaliação física e funcional. Este é o primeiro contato do fisioterapeuta com o paciente e é a partir daí que se define o tratamento e se escolhe as abordagens mais adequadas para cada caso.
Os principais benefícios da fisioterapia são: 1. Alivia ou elimina as mais variadas dores; 2. Recupera a eficiência dos movimentos; 3. Trata a causa do problema e não apenas os sintomas; 4. Recupera a funcionalidade das estruturas articulares; 5. Recupera a força e a resistência muscular; 6. Recupera a agilidade e a flexibilidade; 7. Melhora a postura corporal; 8. Proporciona uma melhora no condicionamento físico e cardiorrespiratório; 9. Melhora a qualidade do sono; 10. Reduz o uso de medicamentos.
O tratamento fisioterapêutico deve ser individualizado e focado na melhora funcional do quadro do paciente, o que traz como consequência a melhora da dor e da qualidade de vida do indivíduo.
De uma forma geral, o trabalho de um fisioterapeuta é avaliar, acompanhar e executar o tratamento fisioterapêutico em seus pacientes, com ética, seriedade e profissionalismo.
É também de sua responsabilidade atualizar-se constantemente e realizar sua prática clínica baseada em evidências científicas, sem nunca esquecer da humanização e do olhar para o paciente como um todo, proporcionando mais confiança nesta relação.
Comments