top of page
Foto do escritorTalita Antoniamara Furlan

Bursite de ombro

As bursas são pequenos sacos de líquido próximo as articulações sinoviais que são responsáveis pelo amortecimento e proteção da articulação, elas geralmente se localizam nas articulações sinoviais, entre os tendões e ossos e quando sobrecarregadas podem causar quadro inflamatório, qual chamamos de bursite.

A bursite pode acontecer em qualquer articulação sinovial, porém é mais comum acontecer em articulações com grande mobilidade como quadril e ombro.

A Bursa subacromial se localiza no ombro entre o acrômio e o úmero. Por diversas causas o espaço entre esses dois ossos podem se estreitar e causar assim um atrito sobre a bursa, causando possivelmente um quadro inflamatório.

Os principais sintomas da bursite de ombro é dor aguda no nível do ombro, principalmente no movimento de abdução(abertura do braço) que piora a noite e pode irradiar para a região cervical e braço.


Qual o tratamento para bursite de ombro?

O tratamento é medicamentoso e fisioterapêutico inicialmente. A fisioterapia tem papel importante para o alívio de quadro de dor, quadro inflamatório, melhora funcional e de fortalecimento muscular. Se após o tratamento conservador paciente continuar com quadro intenso de dor pode ser optado por intervenção cirúrgica.


Sabia que você pode prevenir a bursite do ombro?

O fortalecimento e alongamento muscular e prática regular de atividades física, podem ajudar a prevenir a grande maioria dos casos, assim também como evitar movimentos repetitivos e manter uma boa postura corporal nas atividades da vida diária.


Comments


bottom of page