top of page
Foto do escritorTalita Antoniamara Furlan

Bursite de quadril

Bursas são pequenos sacos de líquido próximo as articulações sinoviais que são responsáveis pelo amortecimento e proteção da articulação, elas geralmente se localizam nas articulações sinoviais, entre os tendões e ossos e quando sobrecarregadas podem causar quadro inflamatório, qual chamamos de bursite.

No quadril existem quatro bursas (bursa trocantérica, bursa isquiática, bursa ilio-psoas e a bursa do glúteo médio), em todas as bursas pode ocorrer inflamação, porém a mais provável de ter o quadro inflamatório é a bursa trocantérica.

O principal sintoma da bursite trocantérica é a dor na face lateral do quadril, podendo irradiar para a face lateral da coxa. É comum piorar a dor quando paciente dorme de lado sobre o quadril inflamado, na palpação da região ou por atividades como andar, sentar e levantar, subir e descer escadas e cruzar as pernas.


Qual o tratamento para bursite de quadril?

O tratamento inicialmente é feito com modificações de hábitos posturais, perda de peso (se for o caso), medicamentos, infiltração, fisioterapia e gelo local.

O tratamento conservador pode levar um tempo para obter o resultado esperado, porém é o melhor método a ser seguido. É bom lembrar a importância da participação do paciente no tratamento e na efetivação das orientações de mudança de hábitos que ele deve ter e que muitas vezes o retorno rápido às atividades pode comprometer o bom resultado do tratamento e prolongar mais ainda o quadro doloroso.

Se após tentar o tratamento conservador e não obter resultados é optado pelo procedimento cirúrgico.


Sabia que você pode prevenir a bursite de quadril?

O fortalecimento e alongamento muscular, manutenção do peso corporal e prática regular de atividades física, podem ajudar a prevenir a grande maioria dos casos.


Comments


bottom of page