A tensão muscular é uma resposta fisiológica à sobrecarga emocional e física caracterizada por pontos dolorosos em região de ventre muscular e enrijecimento local. Nos dias atuais com a rotina corrida e níveis de estresse elevado é muito comum encontrar pessoas com tensão muscular.
Quando a tensão é encontrada em pescoço e escápulas pode gerar também dor de cabeça, qual chamamos de cefaleia tensional. Esse tipo de dor geralmente é caracterizada por pressão em faixa na testa, nuca ou atrás dos olhos.
A cefaleia tensional é dividida em duas classes:
Cefaleia tensional episódica: causada por algum fator desencadeante específico. A pessoa costuma sentir mais ao final de um dia estressante ou quando permanece por muito tempo em postura incorreta. Tem duração de 2horas à 7 dias e passa após um período de descanso, sono ou após uso de analgésico.
Cefaleia tensional crônica: representa uma dor mais duradoura, podendo perdurar por tempo indeterminado. Nesse caso geralmente a pessoa já acorda com a dor de cabeça e ela se mantem ou se intensifica com o passar do dia.
Você pode se livrar da cefaleia tensional! Sabia?
O tratamento pode variar de acordo com cada caso, porém mudar seu estilo de vida buscando realizar atividade física, se alimentando bem e evitando atividades estressantes podem ajudar a diminuir os episódios de cefaleia tensional. A prática do Pilates, meditação e Yoga são indicadas nesse caso, assim também como procurar seu fisioterapeuta para realizar a liberação miofascial (técnica usada para liberar a musculatura tensionada que pode ser realizada manualmente, com ventosas, ou com instrumentos de liberação). Em casa também você pode usar compressas quentes na região de escápulas e pescoço que irá ajudar a diminuir a sensação de dor e desconforto.
Gostou desse Post? Compartilhe com seus familiares e amigos!
Commentaires