Levar uma vida ativa é de extrema importância para prevenir doenças crônicas, como a diabetes e hipertensão. Porém, o exercício físico é algo sério e não deve ser realizado sem a orientação de profissionais capacitados, pois pode causar lesões.
Em qualquer esporte há chance de se machucar existe, e entre as possíveis lesões estão: entorses, distensões, lesões ligamentares e até mesmo fraturas. Indiferente se você pratica a atividade há um mês ou há 10 anos, se você não tomar os cuidados necessários a possibilidade de se lesionar é ainda maior!
Existem 3 tipos de lesão esportiva:
Aguda: Traumas e pancadas (entorse, fratura, luxação, tensão...);
Crônica: Sintomas que começam lentamente e perduram por mais de 3 meses;
Uso excessivo: são adquiridas durante um tempo de prática de movimentos repetitivos. (cotovelo de tenista - epicondilite lateral)
Em esportistas de grande performance, zerar as chances de se lesionar é quase impossível, mas há várias maneiras de prevenir e minimizar os riscos. Seguem algumas dicas:
Realize alongamentos: diminuem as chances de contraturas e podem ser feito no aquecimento.
Realize aquecimento: mesmo em boas condições, ao iniciarmos o exercício, nossos músculos encontram-se contraídos e colocá-los em tensão excessiva sem antes aquecê-los, favorece as contraturas e rupturas musculares.
Mantenha uma rotina de exercícios: os exercícios aumentam a sua capacidade física. Ao manter uma rotina de atividades, você mantem seu corpo preparado e seus músculos fortalecidos.
Tenha um período de descanso entre os treinos: seu corpo necessita do repouso para que os danos musculares se restituam.
Beba água e alimente-se bem: ajuda a prevenir a fadiga muscular e câimbras.
Use equipamentos adequados e vista-se adequadamente: se seu esporte possibilita o uso de tornozeleiras, caneleiras e protetor bucal, use-os! Também vale para quem pratica corridas e caminhadas, invista em um tênis adequado e avalie sua pisada com um profissional capacitado!
Komentáre