top of page
Foto do escritorTalita Antoniamara Furlan

Condromalácia patelar

É caracterizada pela perda da cartilagem da região patelar. A incidência é muito alta e os casos geralmente acometem mulheres, aumentando os casos conforme o aumento a facha etária e em casos de obesidade. Em jovens se a condromalácia não diagnosticada e tratada adequadamente pode gerar osteoartrose precoce.

As causas de condromalácia incluem instabilidade articular, trauma direto, fratura, subluxação patelar, aumento do ângulo do quadríceps (ângulo Q),

músculo vasto medial ineficiente, mau alinhamento, lesão do ligamento cruzado posterior e excesso de carga na região patelar.

Naturalmente nossa patela já é sobrecarregada nos movimentos de subir e descer escadas, a força gerada na articulação equivale a 3 vezes o nosso peso corporal e quando já acometida por um desiquilíbrio muscular a chance de uma degeneração cartilaginosa é maior ainda.


Os sintomas da condromalácia são:

  • Dor em região patelar (em frente ao joelho)

  • Inchaço e estalos

  • Crepitação (sensação de areia da articulação)

  • Instabilidade

Tratamento fisioterapêutico para condromalácia patelar:

O tratamento é individualizado e realizado conforme a particularidade de cada paciente porém, baseia-se na eliminação dos sintomas, fazendo uso de eletro analgesia e percepção do movimento lesivo. Logo, é realizado o fortalecimento da musculatura de MMII, pelve e tronco. Em todos os casos é feita a readequação dos movimentos que causam quadro de dor e em casos de atletas é feito o treino de movimento esportivo.



Você sofre de dores frequentes no seu joelho? Seus sintomas são parecidos com os citados logo acima?

Agende uma consulta com uma de nossas fisioterapeutas e realize o tratamento adequado para o seu caso!

Comments


bottom of page