Alguns cuidados são importantes, necessários e essenciais nos meses mais frios. Cuidar da nossa pele também no inverno faz com que ela fique protegida, saudável e livre de manchas. Confira algumas dicas:
Beba bastante água e se alimente bem
Beber a quantidade necessária de água para o seu corpo e se alimentar bem pode parecer clichê, mas são atitudes simples que hidratam o corpo de dentro para fora, e refletem diretamente na sua pele. Por isso, beba no mínimo, dois litros de água por dia.
Além de uma alimentação regrada, consuma nutrientes que favoreçam os cuidados com a pele, um cardápio rico em legumes, hortaliças e frutas que neutralizam os radicais livres e por sua vez previnem o envelhecimento precoce da pele. Pense em laranja, mexerica, limão e cenoura.
Alimentos ricos em água e sais minerais também são os melhores companheiros de quem busca a hidratação de dentro para fora. A lista com os principais alimentos inclui abobrinha, água de coco, alface, brócolis, espinafre, melancia, morango, pepino e tomate.
Mantenha a pele do corpo hidratada
Mesmo que não fique exposto ao frio intenso, é necessário hidratar o corpo inteiro no inverno. Ao cuidar da pele com os produtos corretos, seu corpo por inteiro, se mantêm hidratado e saudável. Hidrate seu corpo com óleos vegetais corporais durante o banho e após o banho aposte em um hidratante potente (dê preferência para hidratantes sem perfume), isso manterá sua pele muito bem hidratada.
Monte uma rotina de cuidado para o rosto
Devido à grande exposição do rosto, essa parte é uma das que mais precisa de cuidados no inverno. Independente do seu tipo de pele, a hidratação facial é fundamental para prevenir a perda de água e recuperar a barreira de proteção que o frio pode retirar.
Aposte em cremes antioxidantes ricos em vitamina C e ácido hialurônico para hidratação da pele e prevenir o envelhecimento.
Cuide das extremidades do corpo
Na hora de hidratar o corpo, é de extrema importância lembrar das mãos e pés. Essas regiões têm poucas glândulas sebáceas, o que faz com que elas produzam uma quantidade menor de óleo, tornando-as mais vulneráveis aos danos causados pelo frio.
Evite banhos muito quentes e demorados
A prática dessa ação diariamente pode tornar a pele mais seca e sensível. Isso acontece porque a água quente, em excesso, remove a oleosidade natural da pele e prejudica a barreira de proteção da pele, responsável por hidratar e reter umidade.
JAMAIS esqueça do protetor solar
O protetor solar deve permanecer na sua rotina de cuidados com a pele mesmo em dias frios, e mesmo que você não saia de casa. Afinal, os raios UVA têm o poder de passar por nuvens e pelos vidros das janelas de nossas casas e carros. Para melhorar ainda mais a proteção, aposte em protetor solar com cor, pois ele garante proteção física contra a radiação emitida pela luz presente nas lâmpadas, celulares, computadores, televisão, dentre outros.
Visite sua fisioterapeuta dermatofuncional
É ela quem vai avaliar sua pele e orientar melhor quanto aos cuidados e os melhores tratamentos para realizar no inverno. Lembre-se sempre de realizar limpeza de pele no mínimo a cada 3 meses, para melhor permeação dos ativos na pele presentes na sua rotina de skin care.
Comments