A dor lombar ou também chamada de lombalgia é considerada um problema de saúde pública mundial, pois pode ocorrer em todas as faixas etárias. Destaca-se, segundo a OMS que cerca de 80% dos adultos em algum momento da sua vida já tiveram ou ainda terão dor nas costas.
A dor lombar é definida como uma condição multifatorial que atinge a região lombar da coluna vertebral e pode estar relacionada ao trabalho e condições físicas e psicossociais. Alguns fatores que podem predispor esta dor são: fraqueza muscular, hérnia de disco, traumas, hereditariedade, má postura, ficar sentado por muito tempo, obesidade e sedentarismo.
A lombalgia afeta diretamente a qualidade de vida de quem sofre com isso, prejudicando o desempenho no trabalho, nas relações familiares e nas atividades de lazer. Como exemplo temos o cenário da Pandemia onde as queixas de dores na coluna lombar aumentaram devido o isolamento social, isso porque parte da população teve que adaptar seu trabalho para a modalidade Home Office, levando-as a uma postura inadequada pela ausência das adaptações ergonômicas, como uma cadeira adequada.
Dessa forma entende-se que é importante adotar meios de prevenção e de tratamento, assim como buscar a orientação de um profissional capacitado para identificar a principal causa e traçar um tratamento adequado e seguro.
Seguem abaixo dicas de hábitos que podem ser realizados para prevenir e tratar a lombalgia:
- Exercício físico regular;
- Adotar uma boa postura no trabalho e no cotidiano;
- Fazer pequenas pausas durante a rotina de trabalho;
- Praticar exercícios que envolvam o fortalecimento e flexibilidade, como o Pilates;
- Evitar o repouso absoluto;
- Cuidar a postura ao erguer objetos pesados;
- Boa alimentação e sono em dia, além de uma boa hidratação.
Você sente dores lombares frequentemente?
Agende um horário com uma de nossas fisioterapeutas, estamos prontas para ajudar você!
Parabéns. Muito bom. Adorei.