Linfa é o nome dado ao líquido produzido pelo nosso corpo e eliminado pelo sistema linfático. Quando em excesso ou dificuldade de eliminação desse líquido a pessoa começa a ter inchaços, causando desconforto, dor e cansaço.
A drenagem linfática (DL) é uma manobra manual que favorece a fluidez e eliminação da linfa, assim reduzindo a retenção de líquidos. Na área da estética é muito usada em pós-operatório em região da face, mamoplastia, mastectomia, lipoaspiração, entre outros. Também auxilia na eliminação de toxinas, aumenta oxigenação dos tecidos, relaxa e proporciona bem-estar.
Durante a gravidez a gestante pode apresentar retenção de líquido e a DL também é uma grande aliada às mães que buscam qualidade de vida durante seu período gestacional.
Idosos são muito benefícios com a DL, pois o processo de envelhecimento diminui a capacidade de eliminação das linfas e aumenta a probabilidade de problemas cardíacos. Geralmente as pernas e pés ficam muito inchados dificultado até locomoção.
Quais das contra indicações da Drenagem linfática?
Febre, flebites e tromboflebite agudas, inflamações e infecções, hipertensão arterial não tratada.
Drenagem linfática é massagem?
Não! Drenagem é uma condução de líquido, portanto, é um movimento leve, lento em direção aos linfonodos. O terapeuta guia levemente a linfa em um movimento sincrônico para que tudo seja guiado para o lugar certo, assim é comum o paciente sentir vontade de ir ao banheiro na metade ou ao termino da sessão. O efeito é imediato, então já se observa nitidamente a mudança no final da sessão.
Comentarios