top of page
Foto do escritorTalita Antoniamara Furlan

Existe dor do crescimento? O que fazer?

Na infância é natural que as crianças cresçam até quatro centímetros por ano, no entanto, no período da adolescência, algumas crianças podem ter o crescimento de até nove centímetros por ano, principalmente nos membros inferiores. Essa fase é chamada de estirão do crescimento e pode causar dores.

A dor de crescimento (DC) é uma queixa comum, que se inicia na infância e termina na vida adulta, localizada geralmente na região da coxa e da perna (logo a baixo do joelho). Ela acontece, pois os músculos não estão preparados para o crescimento rápido dos ossos, causando tensões na inserção muscular e encurtamento muscular.

A DC é de caráter musculoesquelética, não inflamatória, geralmente bilateral, conhecida também como dor óssea recorrente benigna que se inicia mais no final da tarde e à noite após um dia de atividade física. A crise pode durar minutos ou poucas horas, logo também pode passar por uma remissão de dias ou semanas. A dor melhora com massagem manual e compressa quente.

Além da dor o estirão do crescimento pode favorecer ao aparecimento de deformidades na coluna e pés. É importante quando a criança/adolescente apresentar queixa de dor, buscar por consulta médica para investigação do caso.


O Pilates é indicado?

Sim, o Pilates ajuda a aliviar as tensões do crescimento, alonga a musculatura sobrecarregada durante o estirão e fortalece paravertebrais e abdômen, evitando compensações e futuras patologias da coluna.


Além desses benefícios o Pilates na infância favorece à:

  • Melhora da concentração e rendimento escolar;

  • Diminui a ansiedade;

  • Reduz o sedentarismo;

  • Melhora a consciência corporal;

  • Melhora o equilíbrio;








Comments


bottom of page