A Fibromialgia ou Síndrome da fibromialgia (SFM) é caracterizada por uma dor musculoesquelética crônica generalizada, que se manifesta em várias partes do corpo e atinge mulheres em 90% dos seus casos. As causas para o aparecimento da SFM são desconhecidas, porém pesquisadores associam seu aparecimento com baixos níveis de serotonina, desequilíbrio emocionais, tensão e estresse.
O diagnóstico é confirmado geralmente pelo clínico geral ou reumatologista, pela avaliação do histórico dos sintomas e saúde individual já que por muitos é considerada uma síndrome de somatização. Embora seja difícil o diagnóstico sabe-se que a fibromialgia causa uma sensibilidade maior a dor, fadiga, alteração do sono, distúrbios psicológicos, alteração do sono e dores de cabeça. Além disso, é feito um exame físico que consiste na aplicação de pressão nos pontos dolorosos da fibromialgia.
Apesar de não ter cura, há alguns tratamentos indicados quais inclui medicamentos, acompanhamento psicológico, acupuntura, Reiki, massagem e prática de exercício físico.
Acupuntura: Favorece o alívio de dor imediata de pontos dolorosos, uma vez que atua sobre neurotransmissores da dor.
Reiki: Devolve o equilíbrio energético. Do ponto da terapia as dores são causadas por um acumulo de energia que causa um bloqueio energético. Assim quando trabalhada o quadro álgico tende a diminuir gradativamente.
Massagem: O relaxamento profundo aumenta a estimulação parassimpática, e quanto mais relaxado o indivíduo fica durante e depois da massagem, melhor o resultado.
Exercício físico (Pilates, Esportes, Dança, Hidroterapia...): Acarreta uma melhora significativa na diminuição da dor, aumenta a mobilidade, diminui a rigidez, melhora a qualidade do sono, diminui ansiedade e melhora condicionamento físico.
Embora os exercícios e as outras terapias acima ajudem, muitas vezes o resultado não é imediato. Sua melhora muitas vezes vai ser a longo prazo, mas não desista este é o caminho para sua melhora.
Comments