top of page
Foto do escritorTalita Antoniamara Furlan

Lesão Muscular

A lesão muscular é uma das ocorrências mais comum no esporte e acontece por sobrecarga. Há vários tipos de lesão muscular e saber identifica-las é o primeiro passo para poder trata-las. Elas dividem-se basicamente em:


- Contratura: Lesão sem trauma direto e pode perdurar por dias ou semanas. A contratura acontece quando o músculo realiza uma contração excessiva e algumas de suas fibras não voltam para seu estado de repouso causando pontos de tensão.


- Contusão: Ocorre quando o músculo sofre uma pancada, causa hematomas, dor e quadro inflamatório. Geralmente é visto em esportes de contato.


- Distensão (estiramento muscular): Quando há um movimento exagerado do músculo gerando ruptura das fibras musculares. Essa lesão pode vir acompanhada de hematomas e ruptura muscular grave.


A distensão é muito conhecida entre profissionais e amadores de futebol, ocorre geralmente por falta de aquecimento, alongamento e força muscular e possui 3 fases de cicatrização:


1ª Fase - Fase aguda ou inflamatória: Período correspondente ao momento da lesão e dura de três a sete dias. É caracterizada por ser uma fase onde nosso corpo reage mandando células inflamatórias. Nessa primeira fase é feito o controle do processo inflamatório e do quadro álgico. Gelo, compressão, repouso e elevação do membro.


2ª Fase - Fase de Regeneração: Inicia próximo a segunda semana e estende-se até à terceira e sexta semana após a lesão muscular. É caracterizada por ser uma fase onde nosso corpo reage mandando células reparadoras (cicatrização). Nessa fase é muito comum, se voltar a realizar atividades intensas, gerar uma recidiva (lesionar novamente). No tratamento fisioterapêutico é realizado o fortalecimento muscular com carga leve e progressiva e movimentos funcionais.


3ª Fase - Fase de remodelação: Inicia-se antes mesmo de terminar a fase 2 e pode se estender até seis semanas após a lesão. Caracteriza-se pelo aumento das células fibróticas. Nessa fase se mantém o tratamento fisioterapêutico das fases anteriores, porém tenta-se minimizar o processo fibrótico, realizado liberações miofasciais entre outras técnicas.

É importante buscar um profissional especializado para melhor entender seu quadro identificar o tipo de lesão muscular, em qual fase está e como minimizar as chances de uma nova lesão.


Como prevenir as lesões?

· Realize fortalecimento muscular;

· Aqueça-se antes e depois de esforço físico/atividade física.

· Realize massagem e liberação miofascial frequentemente

· Hidrate-se

· Alimente-se bem.



Ajudamos você com essa informação?

Siga-nos no Instagram e confira várias dicas de saúde @fisioterapiapostural





コメント


bottom of page