O uso do celular passou a ser muito recorrente nos últimos anos. Esse uso excessivo acaba fazendo com que punhos, mãos e dedos das mãos, especialmente os polegares, sejam prejudicados. Assim, adolescentes que passam horas jogando ou então pessoas que tem o celular como meio de trabalho têm maior probabilidade de ter patologias relacionadas ao uso do celular.
Como o polegar é o maior afetado pelos movimentos repetitivos, observamos casos de Síndrome de De Quervain, também chamada de tenossinovite estenosante ou tenossinovite de De Quervain.
Mas o que seria a Síndrome de De Quervain?
A tenossinovite estenosante De Quervain é a inflamação que se desenvolve por movimentos repetitivos do punho e polegar. Quando digitamos uma mensagem no celular, por exemplo, usamos muito os tendões dos polegares e a repetição desses movimentos causam sobrecarga, levando à inflamação.
Quais os sintomas?
· Dor e inchaço na região do punho, perto do polegar;
· Perda de força nas mãos e dedos;
· Dificuldade para realizar atividades que necessitam fechar a mão;
· Travamento no movimento do polegar.
Qual o tratamento fisioterapêutico?
O plano de tratamento baseia-se na diminuição do quadro álgico e inflamação, fazendo uso de técnicas manuais, ultrassom, TENS, laser, acupuntura. Na sessão de fisioterapia realizamos também orientações posturais e indicamos quando necessário o uso da tala para restringir os movimentos durante a fase aguda. Quando diminuído quadro álgico é realizado o fortalecimento da musculatura para evitar a recidiva da dor.
Você passa muitas horas usando aparelhos eletrônicos? Sente dor na região dos punhos e polegares? Procure a orientação de um fisioterapeuta capacitado. Agende uma consulta!
Comments