O inchaço em membros inferiores é um quadro desconfortável, que pode causar sensação de cansaço, peso e deixar a pele flácida. Geralmente o inchaço aparece com as altas temperaturas do verão ou então em pessoas que já possuem patologias cardíacas, venosas ou renais.
Na prática fisioterapêutica quando um paciente possui inchaços em pernas e pés é realizado exercícios metabólicos. É solicitado movimentos de tornozelos (plantiflexão e dorsiflexao) em pé ou deitado com as pernas elevadas ou não, esse movimento ativa a musculatura da panturrilha que é descrita por muitos autores como segundo coração do corpo. Entre os músculos da panturrilha passa um grande feixe de vasos sanguíneos e a contração do músculo age como uma bomba que aumenta o fluxo de sangue.
Bons hábitos também podem auxiliar a controlar o inchaço, confira:
Mecha-se: A prática de atividade física auxilia no retorno venoso e drenagem de líquidos. Leve uma vida ativa, caminhe, dance, corra, nade, pratique Pilates ou qualquer outra atividade o essencial é o movimento.
Hidrate-se: A ingestão de água facilita o grande trabalho de nossos rins. Também pode-se incluir chás diuréticos e água saborizada.
Alimente-se bem: Diminua o consumo de sal e evite alimentos ultra processados como a salsicha, presunto, salame, biscoitos, conservas, macarrão instantâneo e salgadinhos, pois esses auxiliam o acúmulo de líquidos em nosso corpo.
Marque uma drenagem linfática: A drenagem linfática trabalha exclusivamente com o sistema linfático contribuindo para a captação e drenagem do excesso de líquidos. O resultado aparece já na primeira sessão.
Se o inchaço durar mais que 3 dias deve-se procurar um médico para melhor avaliação da causa da retenção hídrica.
Ajudamos você com essa informação?
Siga-nos no Instagram e confira várias dicas de saúde @fisioterapiapostural
Comments