top of page
Foto do escritorTalita Antoniamara Furlan

Pilates para idosos: Quais os benefícios do método na terceira idade?

Atualizado: 25 de jul. de 2022

O envelhecimento é um processo involuntário e irreversível que nosso corpo passa, no qual temos que nos adaptar. Com o passar dos anos o corpo apresenta-se mais frágil e fica cada vez mais sujeito a dores articulares, doenças crônicas e quedas.


É importante que na terceira idade os idosos mantenham um programa de exercício regulares para que permaneçam sempre ativos e independentes.


E se o idoso esta com fraqueza muscular, com dores articulares, deve mesmo assim deve se exercitar? A resposta é sim! A prática de atividades físicas colabora muito para a melhoria da capacidade funcional, diminuição das dores musculares e articulares, diminuição dos riscos de queda e maior eficácia em suas atividades de vida diária (AVD’s), além de colaborar com a memória e concentração.


Assim, o método Pilates é uma das melhores alternativas para o público idoso, pois combina exercícios de fortalecimento e alongamento muscular, equilíbrio, propriocepção e coordenação motora. É um exercício que não possui impacto, corrige a postura, ativa a circulação, aumenta a densidade óssea, aumenta a capacidade respiratória e cardiovascular.


Pilates na terceira idade tem contraindicação?

As limitações e contraindicações vão depender de cada paciente, mas procurando um profissional capacitado ele saberá como conduzir perfeitamente seu atendimento sem lhe causar desconforto.



Nunca é tarde para cuidarmos de nossa saúde! Comece a mudar seus hábitos com um bom Pilates!


Agende uma consulta com uma de nossas fisioterapeutas. Estamos prontas para ajudar você!

Comments


bottom of page