A ventosa é uma técnica milenar chinesa que visa melhorar a circulação sanguínea a partir do vácuo criado no equipamento utilizado, que suga a pele e aumenta o diâmetro dos vasos sanguíneos locais, possibilitando que as toxinas existentes nos músculos e no sangue sejam liberadas com maior facilidade.
É um tratamento natural que pode ser usado para a diminuir quadro de dores, liberar pontos de tensão, diminuir celulites, diminuir o tempo para recuperação muscular (no caso de atletas), diminuir quadros inflamatórios e para relaxar.
A ventosa pode ser de vidro, silicone ou acrílico. O tempo da sessão varia muito de cada caso e geralmente além da ventosa é realizado outros métodos terapêuticos para um melhor tratamento. É muito usado para complementar o tratamento com ventosa a liberação miofascial com gua sha ou manual, acupuntura, Dry Needling e auriculoterapia.
É importante que esse tratamento seja realizado com profissional fisioterapeuta capacitado pois mesmo sendo uma técnica segura ela possui contraindicações e cuidados após a aplicação.
A ventosa deixa manchas?
Sim! A sucção utilizada terapeuticamente deixa marcas roxas arredondadas no local da aplicação que geralmente saem após 4 e 5 dias.
A ventosa dói?
Não! A ventosa não causa dor, porém em alguns casos pode sentir algum desconforto qual é monitorado e controlado pelo terapeuta a partir da intensidade da sucção.
Quais as contra indicações da ventosa?
Trombose e tromboflebites;
Distúrbios hemorrágico;
Fratura recente no local da aplicação;
Pressão alta;
Feridas no local da aplicação;
Febre;
Quais os cuidados após a aplicação da ventosa?
O maior cuidado que deve se ter é não deixar o local que foi tratado em alta exposição solar, portanto nada de tomar banho de sol!
Comments